top of page

Conheça o projeto Kranium

  • Foto do escritor: olhar cósmico
    olhar cósmico
  • 27 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Eric Kranium de Toledo Dias, 33 anos, natural de São Paulo, está na cena da música eletrônica brasileira com seu projeto Kranium Live, explorando as vertentes de Hi Tech e Darkpsy, há mais de 10 anos. Eric mergulhou cedo no mundo da música, inspirado pela influência musical da família. Seu avô tocava saxofone, e a paixão pelo som vinha também do pai, que, nos anos 80, era conhecido como "Kranium" no cenário punk. 


O interesse pela música eletrônica surgiu no início dos anos 2000, quando, ainda adolescente, entrou em contato com o techno. Mas foi a vontade de se tornar DJ, influenciado pelo amor do pai pelo som, que moldou seu caminho. Aos 20 anos, ele decidiu abandonar a faculdade para se dedicar inteiramente à música, enfrentando desafios como a dificuldade em encontrar mentores dispostos a ensinar. Essa experiência o inspirou a ensinar outras pessoas a tocar, contribuindo para a formação de novos talentos na cena.


As influências musicais do seu projeto são diversas. Além do estilo de música punk, ele se inspirou em artistas como The Prodigy, Baphomet Engine, Furious e Terranoise. Sua primeira faixa lançada, “Complicated Situation”, marca o início de seu projeto e carrega um valor sentimental, simbolizando os esforços e aprendizados do início de sua carreira. “Hoje eu escuto ela, e por mais que as tracks atuais sejam muito mais complexas, com uma qualidade melhor, e com muito mais dinâmicas, essa track me lembra muito todo o esforço que foi feito até chegar nela, então eu tenho um carinho especial.”, completa.


Ele descreve suas faixas como reflexos das experiências pessoais, homenagens e “ritos de passagem”, cada uma representando um momento, um desafio ou uma lembrança. Em suas palavras, "cada música é como um filho", refletindo sua complexidade, emoções e o estado de espírito durante o processo criativo. 


O nome Kranium era apelido do seu pai nos anos 80, início do movimento punk no Brasil, por esse motivo ele se orgulha e tem um grande respeito por herdar o nome. Além disso, reflete sua visão sobre a música: algo que exige inteligência, profundidade e habilidade para criar composições texturizadas e complexas, se tornando um trocadilho entre seu nome e o termo crânio. Ao longo de sua trajetória, enfrentou desafios e obstáculos, inclusive a tentativa de ser boicotado por convicções próprias. Mas isso não o impediu de se firmar na cena. “Ainda estou aqui, firme e forte”, afirma com orgulho.


Sua maior lição foi não desistir dos seus sonhos. Seu caminho o levou não só a se destacar profissionalmente, mas também a construir uma rede de amizades e a encontrar o amor em meio à música. “Aprendi que algumas coisas têm preço, mas outras têm valor. Conquistei conexões e amizades valiosas. Se tivesse desistido, não teria construído essa família incrível que tenho hoje”, reflete.


Representado pelas gravadoras Damaru Crew, Terramorph Records, Lucy Forest Records e Nightmare 420 Records, Kranium segue ampliando suas conquistas e sua influência, sem jamais perder a essência e o propósito que o fizeram chegar até aqui.


Acompanhe o projeto Kranium em suas redes sociais e fique por dentro de tudo!


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2023 por Olhar Cósmico

bottom of page