Conheça o projeto Acervo 90's
- olhar cósmico
- 5 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Jady Okihiro, 22 anos, natural de Santos, São Paulo, fundou o projeto Acervo 90s durante a pandemia, especificamente em maio de 2020 com um único objetivo, trazer a sustentabilidade para a moda atual.
Em meio aos impactos do cenário que a Covid-19 trouxe para os empreendedores e microempreendedores, todos tiveram que se reinventar, e a Jady não ficou fora desse cenário. Ela já era envolvida com a moda desde sempre e o incentivo de seus amigos e familiares só aumentou a vontade de criar o Acervo 90's.
“Minha intenção desde o início foi trazer o conceito antigo, retrô do brechó para moda atual, que além de utilizar mão de obra escrava, faz com que as peças tenham um curto prazo de vida útil, fazendo com que acumule uma quantidade enorme de roupas no mundo todo. Por isso acredito que com a sustentabilidade inserida na moda atual, podemos mudar a situação do mundo em relação ao fast fashion, se adaptando assim com o slow fashion, que reutiliza, remunera seus fabricantes justamente para conscientizar seus consumidores.”.
Fast fashion (moda rápida) significa um padrão de produção e consumo no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados rápido. Já a slow fashion (moda lenta) surgiu com a finalidade de minimizar todos os danos causados diariamente pelas práticas da indústria do fast fashion. Seu conceito abrange um consumo mais consciente e a prática da economia circular.
O acervo 90s é para todes (linguagem não binária, também denominada linguagem neutra). A ideia é fazer com que as pessoas consigam se sentir inseridas e podendo usar roupas de brechó sem precisar ter um “corpo padrão”. “Garimpo e curadoria de roupas sem gênero, para todos os tipos de corpos e pessoas, onde o reaproveitamento, reutilização e a arte de recriar tendências antigas é o principal foco.”
A proposta do brechó de Jady é a sustentabilidade. A indústria da moda exige um consumo excessivo de roupas, fazendo com que se acumule infinitamente no nosso planeta, onde muitas peças são deixadas para trás, sem perspectiva de uso, tirando a vida útil delas.
O acervo 90s contribui para a conscientização da moda e traz um novo conceito de beleza, sem rótulos ou preconceitos sobre como devemos nos vestir, tendo a liberdade de se expressar através do vestuário.
Porém, a indústria da moda é uma área onde é renovada diariamente, onde é necessário se reinventar a todo momento. “A maior dificuldade sem dúvidas é a indústria da moda, além das grandes empresas tentarem reproduzir o estilo vintage dos brechós nas novas peças produzidas, também tem a produção em grande escala, que ganha a corrida das tendências da moda atual pela sua rapidez e é muitas vezes provinda de trabalho escravo.”.
O acervo 90s é um brechó onde não para de se reinventar e todo o processo de criação é feito detalhadamente para poder realizar uma entrega de qualidade para os clientes. A Jady, fundadora do acervo 90s é a pessoa responsável por todo esse processo, desde o garimpo, curadoria, até a criação de conteúdo para as redes, atendimento ao cliente, administração e vendas.
GARIMPO
O garimpo é feito em pequenos brechós de Santos e São Vicente, alguns são beneficentes, de igreja, de escolas, instituições, etc. O garimpo é realizado de 2 a 3 dias da semana e dependendo da demanda alguns dias a mais ou outros a menos. Após a garimpagem é feita a parte da lavagem, onde Jady possui a ajuda da sua mãe, para assim poder ter mais tempo para focar na curadoria.
CURADORIA
Para a curadoria, é utilizado a máquina de costura caseira e o milagroso papa bolinha, que transforma as roupas de inverno, deixando tudo bem liso sem nenhum pelo ou bolinha, como o próprio nome já diz.
CRIAÇÃO
A criação, no geral, vem de inspirações que Jady vê no seu dia a dia, referências do Pinterest, ou uma ideia momentânea. Tanto nos shootings, quanto nas postagens diárias.
Além do brechó, Jady fala sobre a vontade de ter as próprias produções e o foco no upcycling. “Acho muito incrível as infinitas formas de criação de roupas que podem surgir a partir de um retalho ou de vários e o quanto isso também é importante pro futuro da moda.”.
Ela complementa dizendo que pretende fazer com que a empresa aumente cada vez mais, para que futuramente o foco seja direcionado para as criações de novas roupas e conteúdos nas redes sociais. “Pretendo continuar com os garimpos e alcançar um público maior para que eu possa trabalhar com uma equipe maior e me proporcionar mais tempo pras minhas criações, otimizar o meu tempo, assim acredito que consigo desenvolver coisas muito melhores.”.
As atualizações são feitas semanalmente no Instagram. Siga o acervo 90’s nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram: @acervo90s_
Comments