Conheça o projeto Cosmic Ghost
- olhar cósmico
- 20 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Leonardo Dos Santos Figueira, 22 anos, natural de Santos, apaixonado por música eletrônica desde 2019, criou o seu projeto de prog dark, Cosmic Ghost, após uma experiência única, na festa MoonWorld, onde despertou uma vontade de querer conhecer mais sobre o psytrance.
“Na MoonWorld de 2019 tive uma experiência única onde me despertou uma vontade de querer conhecer mais, e de lá pra cá já foram tantas histórias vividas ao longo desses anos onde a música eletrônica vem me ajudando muito no meu dia a dia, me incentiva a buscar mais conhecimento, e me animar durante o meu dia.”.
Tudo começou quando Leonardo conheceu o meio eletrônico por meio de seu amigo Ian Itano. Inicialmente, ele aceitou um convite para a festa “Moonworld”, e isso se tornou um ponto de virada em sua vida.
Durante a pandemia, ele perdeu seu emprego e se viu frustrado e parado em casa. Foi então que seu amigo e professor Matheus Moreira, DJ de Progressive e Full on da Baixada Santista, começou a ensiná-lo a tocar como hobby. Juntamente com outro amigo, eles frequentavam a casa de Dinho, do projeto Zalez, para aprenderem juntos. Essa experiência compartilhada foi enriquecedora para Leonardo.
“Por muito tempo nós três compartilhamos experiências juntos e foi muito rico para mim aprender com os dois e eu só tenho a agradecer.”.
Após meses de aprendizado, Leonardo teve sua primeira experiência tocando em um line up da Paranóia. O sentimento de ver as pessoas curtindo seu set, gritando e pulando foi mágico. “Desde essa festa, tive muitas outras grandes oportunidades na Baixada como a Aquarium Festival do Wagner e Adriana que sempre me apoiaram e demonstraram um respeito e carinho comigo, a Subversive do Leo e do Riik, que eu não tenho nem palavras também para descrever o apoio que eles me deram para fortalecermos a cena de Prog Dark na Baixada, o Klubinho do Fabri, que está fortalecendo a cena do trance há anos e sempre me dando suporte, e a Fullmoon da Anne que também sempre demonstrou apoio ao meu projeto.”.
No início, o projeto Cosmic Ghost foi influenciado por DJs como Bruninho e Mitsunari, mas ao longo do tempo, ele adotou uma nova abordagem do Prog Dark e passou a buscar referências em artistas como Fungophago, Sensient, Sumiruna, Fractal Joke, Mojo's Ears e Merkaba.
Seu maior desafio como DJ foi a preocupação com a aceitação do público ao entrar na cena, mas, ao ser abraçado pela comunidade, sentiu-se aliviado e confiante para seguir sua paixão.
Durante sua jornada, Cosmic Ghost teve momentos marcantes, como tocar para um grande público na Aquarium Festival, onde todos dançaram e gritaram do começo ao fim, e receber o reconhecimento de DJs que ele admirava, como Michelle, do projeto Lobotomy.
Além de ser DJ, Cosmic Ghost tem planos de se aventurar na produção musical. Ele já começou a produzir uma música em parceria com seu amigo Thiago, do projeto Hekkel, e planeja investir em equipamentos para aprimorar suas habilidades.
“Estou juntando dinheiro para pegar um monitor novo para que eu possa começar meus estudos ainda esse ano e me jogar de cabeça na produção e tentar oportunidades fora da Baixada para que meu projeto continue crescendo.”.
Uma curiosidade sobre Cosmic Ghost é sua paixão por aprender coisas novas e fazer novas amizades. Essa mentalidade de constante evolução tem sido fundamental em sua jornada pessoal e profissional.
O nome de seu projeto, Cosmic Ghost, tem como significado a psicodelia do trance presente em seus sets, enquanto o termo "Ghost" representa a parte sombria do Prog Dark. Cosmic Ghost busca mostrar que o Prog Dark é uma vertente séria, introspectiva e rica em elementos sonoros únicos.
A maior lição que Cosmic Ghost aprendeu foi seguir suas paixões, mesmo que sejam apenas hobbies. Ele destaca a importância dos amigos que conheceu ao longo do caminho, como Gabriel Laus, um DJ de Full on Groove/Night, que o apoiou e compartilhou conhecimentos. A música eletrônica salvou ele em momentos difíceis, e ele encoraja a todos a buscar seus interesses e nunca subestimar as oportunidades que podem surgir.
Com uma paixão contagiante pela música eletrônica, Cosmic Ghost continua sua jornada como DJ, buscando novos horizontes na produção musical e fortalecendo a cena do Prog Dark na Baixada Santista.
Siga Cosmic Ghost nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Comments