top of page

Conheça o projeto Freak Circus

  • Foto do escritor: olhar cósmico
    olhar cósmico
  • 29 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Ricardo Viana, 32 anos, natural de Aracaju, mais conhecido como Freak Circus, é um dos nomes da cena eletrônica de São Paulo. Desde jovem, Ricardo se envolveu com a música, iniciando sua trajetória aos 16 anos como baterista em uma banda de rock. Suas primeiras influências vieram de bandas como Slipknot, Rammstein e Korn, que o moldaram musicalmente e o prepararam para seu futuro no mundo da música eletrônica.


Seu primeiro contato com o universo eletrônico foi por meio de amigos da banda, que frequentavam festas e o levaram a explorar esse novo mundo. Mesmo sendo menor de idade na época, sua curiosidade falou mais alto, e foi aí que começou a se apaixonar por essa vertente musical. Em 2019, decidiu levar mais a sério, começando a produzir suas próprias músicas. Após um curso com Demonizz, projeto de música eletrônica, e muita dedicação aos estudos, Freak Circus nasceu.


Influenciado por projetos como Fractal Cowboys, Sectio Aurea e Zik, Ricardo manteve essas referências ao longo do tempo, adicionando novas inspirações como At Work e Mubali. A mudança para São Paulo foi um passo decisivo em sua carreira, permitindo-lhe ter acesso a cursos presenciais e se inserir profundamente na comunidade da música eletrônica. Hoje, Ricardo faz parte do Coletivo Darklab, onde se dedica a criar sons dentro das vertentes DarkPsy, WestPsy e Freeform.


Freak Circus não é apenas um projeto musical, mas uma verdadeira performance, refletindo o significado literal do nome – um circo maluco. A ideia é criar um espetáculo em cada apresentação, onde o público possa se divertir, se emocionar e, principalmente, dançar. Suas músicas são criadas com o objetivo de fazer as pessoas dançarem, seja de forma introspectiva ou extrovertida, deixando a interpretação para quem as ouve.“Tocar para mim é expressar pro público as minhas criações, ideias e um pouco de mim mesmo.”.


Para Ricardo, cada nova música é um desafio, e aquela que está em produção no momento é sempre a que demanda mais esforço e dedicação. Ele acredita que paciência é a chave para o sucesso, pois a jornada de estudo e aprimoramento na música nunca tem fim.


Uma curiosidade sobre sua trajetória é que Ricardo sempre quis entender e participar do backstage das festas que frequentava. Isso o levou a se envolver na montagem de palcos e em outras áreas do universo musical, até finalmente se encontrar na produção musical.


Siga Freak Circus em suas redes sociais!



 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2023 por Olhar Cósmico

bottom of page