Conheça o projeto Grozzny
- olhar cósmico
- 25 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Ivan Almeida Rizzo, 29 anos, natural de São José dos Campos, integrante da Reverse Phase Records e Simbiose Sounds, sempre teve a música presente em sua vida. Desde a adolescência esteve conectado com o mundo do rock e metal, dedicando-se ao violão e à guitarra em suas bandas locais. No entanto, o destino o levou a explorar o universo eletrônico, e assim nasceu seu projeto artístico, Grozzny.
Ivan descobriu as batidas pulsantes do psytrance através de seu irmão, que o fez se apaixonar pela música eletrônica. Inicialmente influenciado pelo eurotrance, ele gradualmente se aproximou do trance e teve sua primeira experiência em um festival em 2014. A partir desse momento, Ivan soube que era hora de retomar sua paixão pela música e começar a produzir seus próprios sons.
“Meu irmão me apresentou as primeiras músicas eletrônicas que ouvi fora das rádios FM. Ele gosta muito de eurotrance e gravava CDs pra gente ouvir no rádio que tocava CDs em casa. Demorei anos para começar a ouvir psytrance. Só fui ao meu primeiro festival em 2014, cerca de 7 anos após ouvir meu primeiro CD de música eletrônica gravado pelo meu irmão.”, conta.
As influências e referências musicais de Ivan são extensas e ecléticas: o rock e o metal, representados por bandas como Lamb of God, Pantera, Angra, Periphery, Metallica, As I Lay Dying, entre outras; sempre tiveram um papel significativo em sua formação musical.
No entanto, suas referências no trance mudam a cada tempo e a cada som novo sendo descoberto. “Minhas referências de psytrance mudaram muito e ainda mudam bastante, tem muita coisa boa sendo lançada o tempo inteiro.” No começo Ivan ouvia artistas como Necropsycho, Marambá, Electric Universe, Neelix, Astrix, Mad Max e Tristan, que agora são complementadas por Yaminahua, Purosurpo, Nobot, Ectogasmics, Fractaly Noise e Paralocks. Além do psy, Ivan também se inspira em artistas de música eletrônica como Noisia, Tipper, Sumac Dub, Blancah e Sven Vath.
O início de sua jornada como DJ não foi isento de desafios. Ivan conta que o contato com as pessoas, o famoso “network” sempre foi um obstáculo para ele, devido ao seu jeito introvertido. Ainda assim, ele trabalha para superar esse obstáculo e estabelecer conexões com seu público, promotores de eventos e outros produtores musicais.
Entre as memórias marcantes que Ivan guarda de suas performances e das festas em que participou, destaca-se um momento inesperado que exigiu sua improvisação. “Certa vez eu ia tocar apenas uma hora, mas o projeto seguinte acabou não indo à festa e me ofereceram mais uma hora. Eu toquei a hora seguinte completamente no improviso e o resultado foi muito bom. Eu me diverti demais tentando ler a pista e criando algo novo naquele momento. Desde então eu ensaio meus sets, mas sempre deixo espaço para o improviso. Tocar ao vivo tem que ser uma experiência divertida tanto para o público quanto pra mim.” Essa experiência desafiadora revelou o prazer de criar algo único e espontâneo, tanto para o público quanto para si mesmo.
O trabalho mais significativo para Grozzny foi o EP "Defragmentation". Esse lançamento de cinco músicas foi um dos seus primeiros álbuns e ele representa um marco importante em sua carreira como artista independente. Ele esteve envolvido em todos os aspectos do projeto, desde a composição das músicas até a criação da arte da capa e a divulgação. O EP retrata o conceito de desfragmentação moderna, refletindo a junção de memórias que fazem mais sentido juntas do que separadas.
Todas as criações musicais de Ivan possuem um significado especial para ele. Cada música conta uma história ou expressa um sentimento, embora nem sempre seja fácil traduzir essas emoções em palavras. No entanto, ele destaca que suas experiências musicais, em conjunto com as vivências pessoais, moldam as narrativas musicais que ele busca transmitir.
Curiosamente, Ivan revela que sua formação como músico influencia sua abordagem na criação de músicas eletrônicas. A melodia e a harmonia são elementos essenciais para ele, pois acredita que são ferramentas poderosas para contar histórias por meio da música.
Grozzny tem como significado uma história única e pessoal. Ivan Grozny foi um czar russo que ficou conhecido como “Ivan, o terrível”. Por esse motivo, sua família o chamava assim quando era pequeno pela personalidade semelhante. A conexão entre seu passado e sua identidade musical se tornou evidente, e assim surgiu o nome do projeto.
Durante sua jornada de dedicação à música, Ivan aprendeu valiosas lições que o acompanharam até hoje. Ele acredita que a consistência, a sinceridade consigo mesmo e a diversão são fundamentais para seu sucesso artístico. Enquanto a consistência o mantém comprometido com sua arte, a sinceridade permite que ele comunique seus sentimentos por meio da música, enquanto a diversão alimenta sua criatividade.
Com uma abordagem que mescla elementos de hitech e dark, Grozzny continua a trilhar seu caminho no cenário eletrônico, se esforçando para transmitir suas emoções e histórias através da música, oferecendo uma experiência única e envolvente a seus ouvintes.
Siga Grozzny nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Comentarios