Conheça o projeto Lactarius
- olhar cósmico
- 29 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Müller Dias, 28 anos, natural de Santos, encontrou sua paixão pela música desde cedo e começou a tocar instrumentos. Há quatro anos, ele deu vida ao seu projeto de música eletrônica chamado Lactarius, explorando as camadas mais profundas do Progressive Trance.
Desde sua infância, Müller demonstrou uma conexão especial com a música. Desde os primeiros clipes musicais que assistia na televisão até as bandas de pop rock que estavam em alta, a música sempre teve um papel importante em sua vida. Em particular, a banda Forfun, cujas letras ainda ressoam em seu cotidiano e acabaram deixando uma marca significativa.
Entre seus 16 e 17 anos, Müller teve suas primeiras experiências musicais ao aprender a tocar violão com amigos na igreja próxima à sua casa. Essa habilidade logo se tornou um hobby e o site Cifra Club foi fundamental em sua jornada musical nessa fase inicial.
No entanto, foi em 2016 que Müller descobriu o mundo eletrônico ao comparecer à famosa festa TRIBE 15 anos em Itu. Apesar dos desafios enfrentados para chegar ao evento, foi nessa festa que seu amigo Guilherme, um dos presentes, introduziu Müller ao mundo da música eletrônica. Pouco tempo depois, Müller estava totalmente imerso nesse novo universo que até então desconhecia. O Psytrance se tornou sua paixão e ele passou a consumir tudo sobre a cena eletrônica em geral, com um foco especial no Progressive Trance.
Após experimentar as festas como frequentador, Müller sentiu a necessidade de ir além e começar a tocar e produzir sua própria música. Com a ajuda de amigos que possuíam os equipamentos necessários, ele começou a aprender técnicas de mixagem. Em 2019, recebeu um convite especial da Kolapse para tocar em um evento, marcando sua estreia oficial como DJ em uma festa. A partir desse momento, sentiu a vontade de explorar ainda mais o mundo da produção de música eletrônica.
Diversos artistas influenciaram e continuam influenciando o projeto Lactarius. Nomes como Zen Mechanics, Yestermorrow, Liquid Soul e Ace Ventura deixaram marcas profundas em Müller, com suas batidas e melodias marcantes. Esses projetos se tornaram suas referências no Progressive Trance.
O caminho de Müller como DJ não foi isento de desafios. Adquirir seu primeiro equipamento, foi um marco importante em sua evolução como DJ. Atualmente, ele prefere tocar em CDJs devido à praticidade, podendo levar apenas fones de ouvido e pen drives. No entanto, ele também ressalta que não tem nada contra os DJs que utilizam plataformas digitais.
“Esse equipamento foi essencial para minha evolução de mixagem, foi possível aprender diversas técnicas e aplicar nas festas, porém hoje em dia eu dou preferência em me apresentar na CDJ devido a praticidade.”
Durante sua jornada, Müller viveu momentos marcantes tanto como DJ quanto como frequentador de festas. Um desses momentos foi o convite para tocar no evento Yantra, em Mairiporã, fora da Baixada Santista. Essa oportunidade permitiu que ele conhecesse de perto os bastidores das festas open air e expandisse sua visão sobre a cena eletrônica. Além disso, fez novas amizades que enriqueceram sua experiência.
“Tocar é incrível, nós Dj/produtores passamos muito tempos em nossas casas/studios, construindo set's ou músicas que façam sentido para os ouvintes e/ou propostas das festas em que vamos tocar, entramos em diversas correrias para passar a mensagem que desejamos ao públicos e quando chegamos na festas, subimos no palco e a galera abraça aquele som que você está jogando nas caixas é bom demais, sensação sensacional...INCRÍVEL !!!”
Entre todas as produções de Müller, o EP "RESPIRA" tem um significado especial. Com colaborações dos projetos MindStates e Hekkell, as músicas foram desafiadoras de produzir, já que eram diferentes de tudo o que tinham feito anteriormente. O resultado superou suas expectativas, e o EP foi lançado pela gravadora NATARAJA, uma referência no cenário.
Cada música e álbum de Müller carregam um significado especial. Ele sempre começa suas produções com um tema em mente e busca transmiti-lo por meio das batidas, melodias e vocais. Faixas como "Journey To The Land of Gandhi", "The Power Of Numbers" e "RESPIRA" são recomendações imperdíveis para quem busca uma experiência musical envolvente.
Uma curiosidade interessante sobre Müller é que, além de sua dedicação ao Psytrance, ele se tornou pai de um menino. Com apenas 8 meses de idade, seu filho é mais um projeto que o inspira e preenche sua vida.
O nome Lactarius, escolhido para seu projeto, foi inspirado nos fungos que produzem cogumelos, mais especificamente no líquido leitoso que é liberado quando os cogumelos são cortados. Essa referência aos fungos e sua conexão com o mundo psicodélico são a essência de Lactarius.
Durante sua trajetória de produção musical e dedicação à música eletrônica, Müller aprendeu a importância da paciência. A pressa pode ser inimiga da perfeição, e ele busca sempre fazer o melhor possível, sem pressões externas. Com cinco anos de experiência em festas e produção musical, ele sente que ainda tem muito a aprender e pretende continuar nessa busca constante, movido pela paixão que o impulsiona.
Acompanhe Lactarius nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
https://soundcloud.com/lactariuspsy https://open.spotify.com/artist/0fQuaBA9swAuxsLKwO05zP?si=09sXE02CRMW0EcmHVYUt5g

Crédito: Haze Fotografia
Comentarios