top of page

Conheça o projeto Tykyra

  • Foto do escritor: olhar cósmico
    olhar cósmico
  • 14 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de mai. de 2023

Luiz Moraes, 35 anos, natural de Belém, multi-instrumentista, iniciou a sua história na música eletrônica em 2009 após ida ao Festival Fora do Tempo. 


Luiz sempre foi conectado com a música, desde a adolescência, e iniciou tocando em bandas de rock. Em 2009, quando foi na sua primeira festa, festival fora do tempo, sentiu que deveria iniciar o seu próprio projeto. "Eu passei a maior parte do tempo no Chill Out e lá eu vi o DJ Pezão de Brasília abrindo a pista e tocando brasilidades com bases eletrônicas, eu achei aquilo incrível, e quando voltei comecei a discotecar música brasileira.”


Além de produtor musical, Luiz também é formado em Comunicação Social (Universidade da Amazônia), com duas pós-graduações: 1ª em Comunicação e Imagem (PUC-Rio) e 2º em Composição de Trilha Sonora para Cinema e TV (Anhembi Morumbi). Ele queria seguir a carreira acadêmica antes de focar 100% na música, mas quando ia iniciar o mestrado, acabou desistindo. 


Luiz tocou brasilidades durante 10 anos, de 2009 até 2019 com o nome do projeto Low Eyes. Em 2013, sentiu a necessidade de compor algo próprio, então, iniciou os seus estudos e começou a focar na produção musical. Em 2015, iniciou em uma nova vertente, o DarkPsy, e então nasceu o projeto Tykyra.


“O maior desafio para iniciar como produtor foi começar a me enxergar como artista e sair do processo de comparação e auto sabotagem. Gosto de dizer que quando me vi como um artista me expressando através de uma estética sonora, e não mais um “cara que produz dark”, tudo mudou. Consegui enxergar e permitir coisas em mim que levou a minha música para um lugar de expressão e não mais apenas reprodução.”.


Suas referências variam, dentro do Darkpsy DJs como Marambá, Necropsycho e Demonizz fazem parte do seu processo de criação. Além dos DJs, bandas de rock e músicas brasileiras também são referências para Tykyra. 


Houve dois momentos durante a sua trajetória que marcaram Tykyra, uma foi tocar na festa Hitech Revolution, um dos eventos produzidos pela Cosmic Crew. “Sempre foi meu sonho, sempre foi minha festa favorita e sempre admirei o trabalho da Cosmic Crew, então esse momento é muito especial.”. Outro momento especial foi quando Tykyra estava na festa Tropikalien e ouviu, durante o set do Janczur vs Iguana, uma música sua sendo tocada. “São artistas e pessoas que eu admiro muito, e ver seus ídolos tocando sua música, é indescritível.”. 


O nome Tykyra é Tupi Guarani, e significa pequena parte da água, como uma gota. Foi escolhido esse nome por ser algo relacionado a sua região e ligado às raízes indígenas, tornando o projeto uma junção de muitas “gotas” de referências, que se misturam num todo e no final se tornam uma música.


“Tykyra é a expressão musical dessa intensa jornada, marcada por uma ampla gama de BPMs e liberdade criativa.” 


Acompanhe Tykyra em suas redes sociais e fique por dentro das novidades!


Instagram: @tykyramusic

Bandcamp: TYKYRA




Créditos da foto: Lauro Medeiros


 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2023 por Olhar Cósmico

bottom of page